segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Festa do Santo Nome de Maria
Alberto R. Fioravanti
Publicado no jornal “O Diário” em
11 de setembro de 2015.

   Amanhã é o dia da festa do Santíssimo Nome de Maria. O objetivo da festa é que os fiéis possam se recomendar a Deus, e de forma especial, por intercessão de Sua Santíssima Mãe, as necessidades da Igreja e próprias, e agradecer a Deus pelas graças recebidas por intercessão de Sua Mãe. É uma festa em que celebramos a Mãe de Jesus, e estou certo que lá do céu o coração de Jesus se enche de alegria quando nos aclamamos o nome de Sua Mãe.

   Neste dia, ao escrever este artigo, meu coração se enche de alegria e de saudade ao lembrar de quando eu morava em Roma, e ia às festas celebradas no dia 12 de setembro, numa das duas igrejas gêmeas no Fórum de Trajano que é dedicada ao nome de Maria.

   Mas o que vem a ser um simples nome? Nomes são símbolos, que na esfera do pensamento, do sentido, da vontade e das paixões se liga ao esplendor ou à treva, à alegria ou à amargura. Mas que significa para nós o nome de "Maria"? Segundo os etimologistas, o nome Maria pode ter vindo da raiz “MERY” que na língua egípcia significa mui amada. Outros dizem que provém do siríaco e quer dizer senhora. Mas, a probabilidade maior é a que veio do hebraico, e o nome de Maria, que é hebreu, quer dizer em português, Senhora Soberana. E a Senhora é realmente Soberana, em virtude da soberania que lhe foi conferida pelo Filho, Rei do Universo.

   O nome de Maria é motivo de alegria e esperança para mim e para muitos. Eu o invoco para que me seja dada a graça de viver hoje e sempre operoso e sereno. Maria é o nome daquela que é a “nova Eva”, a “mãe de todos os fiéis”.Não importa, contudo, o real significado do nome, mas o que se tornou a partir do momento em que a “Mãe do Redentor” o recebeu. Poderoso é este nome que deve ser invocado sempre em todas as necessidades.

    Não há em toda a redondeza da Terra, com quem e muito menos com que, comparar a grandeza incomensurável de Maria, pois Maria não tem similar e Maria é singularíssima. Para mim "Maria" significa muitas coisas e ao pensar que Maria é o nome da Mãe de Jesus, esse nome traduz "luz e esplendor", o nascer do sol para nosso mundo interior. É o esplendor de toda a virtude da humanidade, da obediência, do recolhimento, da conformidade com a vontade de Deus e, principalmente, da pureza intacta e ilibada. O nome "Maria" também me sugere amargura, pois imagino bem o amargoso que foi para a mãe de Jesus, ver seu filho pregado na cruz. O nome "Maria" é nome de quem é Senhora e Rainha, e Maria, a Mãe de Jesus é Senhora e Rainha de todas as gerações.


   "O nome de Maria, é júbilo para o coração, mel na boca e doce melodia no ouvido", dizia Santo Antônio de Pádua.  Chamemos a Maria Nossa Senhora com o mesmo título que chamamos a Jesus Nosso Senhor! Ao pronunciar o Seu nome é afirmar o seu domínio, implorar o seu auxílio e colocar-nos sob sua proteção maternal. “Maria é o porto dos que naufragam, consolo do mundo, resgate dos cativos, alegria dos enfermos”, exclamava o grande redentorista Santo Afonso Maria de Ligório. Então eu também brado alto e em bom som: “Maria é a Mãe de Deus e nossa mãe também!” Paz e Bem!