Festa do Santo
Nome de Maria
Alberto R. Fioravanti
Publicado no jornal “O Diário” em
11 de setembro de 2015.
Amanhã é o dia da festa do Santíssimo Nome
de Maria. O objetivo da festa é que os fiéis possam se recomendar a Deus, e de
forma especial, por intercessão de Sua Santíssima Mãe, as necessidades da
Igreja e próprias, e agradecer a Deus pelas graças recebidas por intercessão de
Sua Mãe. É uma festa em que celebramos a Mãe de Jesus, e estou certo que lá do
céu o coração de Jesus se enche de alegria quando nos aclamamos o nome de Sua
Mãe.
Neste dia, ao escrever este artigo, meu
coração se enche de alegria e de saudade ao lembrar de quando eu morava em
Roma, e ia às festas celebradas no dia 12 de setembro, numa das duas igrejas
gêmeas no Fórum de Trajano que é dedicada ao nome de Maria.
Mas o que vem a ser um simples nome? Nomes
são símbolos, que na esfera do pensamento, do sentido, da vontade e das paixões
se liga ao esplendor ou à treva, à alegria ou à amargura. Mas que significa
para nós o nome de "Maria"? Segundo os etimologistas, o nome Maria pode ter vindo da raiz “MERY” que
na língua egípcia significa mui amada. Outros dizem que provém do siríaco e
quer dizer senhora. Mas, a probabilidade maior é a que veio do hebraico, e o nome de Maria, que é hebreu, quer dizer em português,
Senhora Soberana. E a Senhora é realmente Soberana, em virtude da soberania que
lhe foi conferida pelo Filho, Rei do Universo.
O nome de Maria é motivo de alegria e
esperança para mim e para muitos. Eu o invoco para que me seja dada a graça de
viver hoje e sempre operoso e sereno. Maria é o nome daquela que é a “nova
Eva”, a “mãe de todos os fiéis”.Não importa, contudo, o real significado
do nome, mas o que se tornou a partir do momento em que a “Mãe do Redentor” o recebeu. Poderoso é este nome que deve ser
invocado sempre em todas as necessidades.
Não há em toda a redondeza da Terra, com quem e muito menos com que,
comparar a grandeza incomensurável de Maria, pois Maria não tem similar e Maria
é singularíssima. Para mim "Maria" significa muitas coisas e ao
pensar que Maria é o nome da Mãe de Jesus, esse nome traduz "luz e
esplendor", o nascer do sol para nosso mundo interior. É o esplendor de
toda a virtude da humanidade, da obediência, do recolhimento, da conformidade
com a vontade de Deus e, principalmente, da pureza intacta e ilibada. O nome
"Maria" também me sugere amargura, pois imagino bem o amargoso que
foi para a mãe de Jesus, ver seu filho pregado na cruz. O nome
"Maria" é nome de quem é Senhora e Rainha, e Maria, a Mãe de Jesus é
Senhora e Rainha de todas as gerações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário