NOSSA
SENHORA DAS GRAÇAS!
Publicado
em 27 de novembro de 2015 no jornal
“O Diário”
de Campos dos Goytacazes, RJ.
Alberto
R. Fioravanti
Hoje é um dia muito especial para minha família: é o dia de Nossa Senhora das Graças. Desde muito pequeno, minha avó paterna sempre me falava sobre o milagre ocorrido em Paris no dia 27 de novembro de 1830, há 185 anos. Foi na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, que Santa Catarina Labouré teve uma espetacular visão de Nossa Senhora que lhe apareceu de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro e que dos dedos de suas mãos saiam raios luminosos em todas as direções e, que num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo a Nosso Senhor. Foi graças a minha avó que entendi quem é Maria e que passei a ama-la com todo o coração.
Santa Catarina Labouré relatou assim sua visão: "A Virgem Santíssima abaixou para mim os olhos e me disse no íntimo de meu coração: 'Este globo que vês representa o mundo inteiro e cada pessoa em particular. Eis o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que as pedem.' Desapareceu, então, o globo que tinha nas mãos e, como se estas não pudessem já com o peso das graças, inclinaram-se para a terra em atitude amorosa. Formou-se em volta de Nossa Senhora um quadro oval, no qual se lia, em letras douradas, as seguintes palavras que a cercavam: "Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Santa Catarina de Labouré ouviu então uma voz lhe dizendo:"Faça cunhar uma medalha com esse modelo e todas as pessoas que a trouxerem receberão grandes graças, sobretudo se a trouxerem no pescoço e as graças serão abundantes, especialmente para aqueles que a usarem com confiança". Então o quadro girou, e no verso apareceu a letra M, monograma de Maria, com uma cruz em cima, tendo um terço na base; por baixo da letra M estavam os corações de Jesus e o de sua Mãe. O primeiro cercado por uma coroa de espinhos, e o segundo atravessado por uma espada. Contornando o quadro havia uma coroa de doze estrelas. Essa mesma visão se repetiu várias vezes, sobre o sacrário do altar-mor; e era ali que Nossa Senhora aparecia sempre com as mãos cheias de graças, estendidas e com a invocação referida a envolvê-la.
Santa Catarina de Labouré morreu em 31 de
Dezembro de 1876. Seu corpo foi exumado em 1933, sendo encontrado incorrupto, como
se encontra até hoje e exposto à veneração na capela de sua Ordem, na Rue du
Bac, 140, em Paris, na mesma onde aconteceram as visões. Ela foi beatificada em
1933 pelo Papa Pio XI e canonizada em 27 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII.
A Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa
é um lugar de oração e peregrinação, que atrai inúmeros fiéis, vindos do mundo
inteiro. Eu e minha família sabemos exatamente o que isso significa, e sempre
que vou a Paris, é para lá que vou assim que chego, e a emoção que me toma é
enorme. Para quem é católico, e mesmo para quem não é, recomendo uma visita à
Capela da Medalha Milagrosa, que está perto da estação do metro
“Sèvre-Babylone”.
Eu amo Maria, e como sinal de seu amor por
nós, foi no dia 27 de novembro de 1963 que nasceu nosso primeiro filho, Luís
Pierre Augusto, quem hoje é um dedicado médico, que com carinho e dedicação
cuida de seus pacientes. A ele desejo um Feliz Aniversário! Paz e Bem!

Nenhum comentário:
Postar um comentário